Governo do Amapá inicia campanha de doação de medula óssea no Hemoap
O Governo do Amapá lança nesta quinta-feira, 16, a campanha “Doe esperança. Doe vida. Doe medula óssea” para mobilizar doadores e levar informações aos amapaenses sobre o procedimento de doação.
A doação de medula óssea é indispensável para o tratamento de doenças que afetam a produção normal de células sanguíneas. A estrutura, que ocupa o interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoiéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias, ou glóbulos vermelhos; os leucócitos, ou glóbulos brancos; e as plaquetas.
Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade; estar em bom estado de saúde; não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue, como infecção pelo HIV ou hepatite; não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).
O cadastro de pessoas no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) é realizado nos hemocentros de todo o país. No Amapá, o cadastro é realizado no Hemoap, localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, 1093 – centro.
Sugestão de entrevistado:
Fabiano Fonseca – Enfermeiro responsável pelo Redome no Amapá