Estado e prefeituras firmam repactuação do Programa Criança Alfabetizada
Na segunda-feira, 6, às 9h, o Governo do Amapá e os municípios irão repactuar as metas conjuntas do Programa Criança Alfabetizada - estratégia em regime de colaboração criada para alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa. Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) apresentará o resultado da primeira avaliação de fluência feita com os estudantes depois da pandemia, bem como os impactos na alfabetização.
A repactuação celebra os dois anos de implatação do programa no Amapá. Trata-se de um projeto conta com o apoio da Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Instituto Natura, Associação Nova Escola e União dos Dirigentes Municipais de Educação.
O Criança Alfabetizada tem um pacote de ações para fortalecer a alfabetização e melhorar os índices educacionais na rede pública amapaense, como: material didático estruturado feito por professores-autores do Amapá; formação continuada para professores e gestores escolares; bolsa de incentivo para professores formadores; premiação para escola com melhor desempenho na alfabetização dos estudantes e lei complementar do ICMS, que garante aos municípios o auxílio de R$10 milhões nos próximos quatro anos para que eles priorizem o desenvolvimento da educação básica.
Sugestão de entrevistados:
Goreth Sousa – secretária de Estado da Educação
Veveu Arruda – Presidente da Associação Bem Comum
Prefeitos e secretários municipais de Educação