Com representantes de Ministério, Governo do Amapá alinha conferências de igualdade racial
O coordenador-geral de gestão do Sistema Nacional de Igualdade Racial (Sinapir), Hlbert Pitorra, e a conselheira nacional de Igualdade Racial, Silvia Nobre Waiãpi, estarão em Macapá na quinta-feira, 13, para um encontro com órgãos estaduais e municipais, o qual irá discutir a organização das conferências municipais de igualdade racial 2022. A reunião, organizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), acontece com credenciamento a partir das 8h e início às 9h, no auditório da seccional amapaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AP).
Além de representantes do poder público, participam dos debates conselheiros estaduais e municipais de igualdade racial, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada. As conferências nos municípios e estados são requisitos para a participação na conferência nacional, que acontece em maio, em Brasília (DF).
Helbert Pitorra e Silvia Waiãpi são da Secretaria Especial de Políticas de Igualdade Racial (Seppir), órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). No Amapá, as conferências devem acontecer até dia 18 de fevereiro, com o tema “Enfrentamento ao Racismo e outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e intolerância religiosa: políticas de Estado e Responsabilidade de todos nós”.
Sugestão de entrevistados:
Helbert Pitorra, gestor do Sinapir;
Silvia Waiãpi, conselheira nacional de igualdade racial;
Joel Borges, secretário de Políticas para Afrodescendentes do Amapá.