Delegação amapaense desembarca em Macapá com 70 medalhas da Paralímpiadas Escolares
Os atletas amapaenses foram destaque na etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2022, conquistando 70 medalhas, sendo 63 na modalidade de atletismo e 7 na natação. A competição encerrou nesta sexta-feira, 12, em Brasília.
O ótimo resultado mostra a força do Amapá no paradesporto. No total, foram 41 medalhas de ouro, 18 de prata e 11 de bronze. Além da quebra de recorde na modalidade de lançamento de dardo feminino com a paratleta Vitória Souza, que arremessou 8m65.
“Estou muito feliz. Conquistei três ouros no dardo, no disco e no peso e ainda consegui bater o recorde. É a realização de um sonho”, comemorou a menina.
Mesmo com apenas três atletas, a natação amapaense não decepcionou, trazendo na bagagem 7 medalhas, sendo seis ouro e uma de bronze conquistadas por Josué Serrão, Sara Gomes e Jhonatan Tourinho.
“Esta foi a terceira vez que eu participei e estava batendo na trave ficando em quarto lugar. Agora eu ganhei 3 ouros na natação. Estou0 muito emocionada e feliz", contou Sara Gomes.
A delegação amapaense foi composta por 53 pessoas, entre paratletas, técnicos e staffs, que disputaram as modalidades de atletismo e natação. Além das medalhas, os vencedores conquistaram a vaga para disputarem a fase nacional das Paralímpiadas Escolares, que acontecerá no mês de novembro, em São Paulo.
Investimento
O Governo do Amapá é parceiro do paradesporto, investindo mais de R$ 80 mil em passagens aéreas para a delegação amapaense que foi composta por 53 pessoas, entre paratletas, técnicos e staffs, sendo uma das maiores equipes que o Amapá já levou para as Paralímpiadas Escolares.