Amapá entrega Plano Estadual de Eliminação da Malária ao Governo Federal
O Amapá entrega nesta sexta-feira, 11, ao Governo Federal, o Plano Estadual de Eliminação da Malária, que vai compor o a campanha nacional “Elimina Malária Brasil”, do Ministério da Saúde. A ideia é trabalhar para a redução dos casos autóctones para menos de 68 mil até 2025, diminuir os óbitos para zero até 2030 e erradicar a doença no Brasil até 2035.
Os municípios de Amapá, Itaubal e Vitória do Jari não apresentaram nenhum caso de malária em 2023. As políticas preventivas aplicadas continuamente e os esforços dos órgãos de saúde amapaenses para reduzir os números de pessoas infectadas com a doença credenciaram o Estado a ser o modelo para o restante do país.
Entre as estratégias que constam no plano estadual para o controle da malária estão: reforço nas ações de prevenção e eliminação; ampliação do diagnóstico e tratamento; capacitações técnicas aos municípios; fortalecimento da vigilância dos casos; integração da Atenção básica nas ações; e aquisição e doação de equipamentos e insumos aos municípios.
Sugestão de entrevistados:
Teles Júnior, vice-governador do Amapá
Margarete Gomes, superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá