Religiões de Matriz Afro dão início ao 28º Encontro dos Tambores nesta sexta-feira, 17
Com uma programação de 10 dias envolvendo quase 200 atrações artísticas, o 28º Encontro dos Tambores começa nesta sexta-feira, 17, com uma noite temática voltada para as religiões de matriz africana e trazendo, pela primeira vez, show nacional na sua abertura, com o grupo carioca Awurê.
A atividade contará, ainda, com outras temáticas para segmentos como marabaixo, batuque, sairé, zimba, reggae, samba e hip-hop. As celebrações integram o Mês da Consciência Negra, realizado pela União dos Negros do Amapá (UNA) em parceria com o Instituto Cultural Língua Solta e Associação Recreativa Piratas Estilizados.
O Governo do Amapá garantiu apoio com fomento através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Marabaixo, garantindo a retomada de tradições como a participação dos grupos dos 16 municípios durante toda a programação, com hospedagem, alimentação, deslocamento e cachê pagos integralmente pela gestão estadual.
O evento trará durante sua programação concurso do Mais Belo e Mais Bela Negra, Musa da Diversidade e a tradicional Missa dos Quilombos, um culto ecumênico que reúne comunidades de todo o Estado. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participa da programação no dia 25 de novembro.
Sugestão de entrevista:
Clicia Vieira Di Miceli, secretária de Estado da Cultura
Josilana Santos, presidente da Fundação Marabaixo
Paulo Matias, comissão organizadora da União dos Negros do Amapá