Governo do Amapá entrega mil mosqueteiros de combate à malária para população do município
Nesta quarta-feira, 29, o Governo do Amapá entrega para a Prefeitura de Calçoene, mil mosqueteiros impregnados com inseticida para os moradores. A iniciativa faz parte do reforço nas ações de controle e combate à malária nos municípios em situação de emergência, devido o aumento no número de casos nos últimos meses.
A prefeitura vai receber também o apoio de três técnicos do Ministério da Saúde para auxiliar nas atividades de enfrentamento à doença, além de combustível e água potável para as equipes que vão trabalhar na busca ativa. Para a realização do teste rápido e de lâminas, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) deixará à disposição do Município, quatro técnicos do Laboratório de Saúde Pública do Amapá (Lacen).
Segundo dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), do dia 1° de janeiro ao dia 28 de novembro deste ano, o Amapá registrou 4.233 casos de malária. Desses, 2.304 casos foram em Calçoene, seguido de 772 casos em Oiapoque, e 459 pessoas infectadas em Pedra Branca. Na região metropolitana, Macapá apresentou 276 casos positivos, Santana teve 106 registros e Mazagão ficou com 56 casos confirmados.
Sugestão de entrevistados:
Claudia Monteiro, superintendente da SVS
Rackel Barroso, gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS
Reinaldo Barros, prefeito de Calçoene