Única reunião do G20 na Amazônia, Startup20 inicia nesta sexta-feira, 23, no Amapá
Inicia nesta sexta-feira, 23, no Amapá, o maior evento de inovação, sustentabilidade e tecnologia do mundo: o Startup20, um encontro inédito no país com as maiores potências da economia, cerca de 85% do PIB mundial, e única reunião do G20 na Amazônia. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Startups, com o apoio do Governo do Estado e Sebrae-AP.
A programação vai reunir representantes de países dos cinco continentes até segunda-feira, 26. Será uma oportunidade para compartilhar informações, dar visibilidade para empresas inovadores e, principalmente, mostrar ao mundo as potencialidades do Amapá, com destaque para o empreendedorismo na bioeconomia, às políticas públicas sustentáveis e a localização geográfica privilegiada, devido à fronteira entre Brasil e França.
Participam do Startup20 as delegações da Índia, Alemanha, Arábia Saudita, Bangladesh, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Omã, Portugal, Suíça, Rússia, Turquia, União Africana, Austrália, Itália, Japão e África do Sul. Além de estrangeiros que atuam como agentes públicos e empreendedores.
Durante o Startup20, o Governo do Estado lançará o edital "Doutor Empreendedor", que fomenta projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O evento consolida o Amapá como sede da pré-COP30, que será no Pará, em 2025, e reforça o potencial do empreendedorismo que mantém a floresta em pé, diminuindo as desigualdades por meio da economia verde e da tecnologia.
Sugestão de entrevistados:
Clécio Luís, governador do Amapá
Edivan Barros, secretário de Estado da Ciência e Tecnologia
Ingrid Barth, presidente da Associação Brasileira de Startups
Alcilene Cavalcante, diretora superintendente do Sebrae-AP