Pela 1ª vez, Governo empossa 42 membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari
Nesta quinta-feira, 27, o governador Clécio Luís empossa 42 conselheiros que passam a compor o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, o primeiro a ser instituído no estado. A iniciativa está alinhada ao Plano de Governo que busca discutir com a população políticas públicas sobre o uso sustentável dos recursos naturais.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o comitê conta com 14 representantes do Poder Público, 14 da sociedade civil e 14 do segmento de recursos hídricos, que são pessoas físicas ou empresas que se utilizam da água para fins econômicos. Cada membro é responsável pela melhor forma de gerir o uso dos recursos hídricos, incluindo a regulamentação e a cobrança de taxas.
A Bacia Hidrográfica do Rio Araguari abrange uma área de 42 mil metros e alcança 11 municípios do estado: Amapá, Cutias, Calçoene, Ferreira Gomes, Itaubal do Piririm, Pedra Branca, Porto Grande, Macapá, Pracuúba, Serra do Navio e Tartarugalzinho. A iniciativa do Governo do Estado visa combater práticas ilegais que possam prejudicar rios e igarapés e, assim, garantir a proteção dos recursos promovendo qualidade de vida à população.
Sugestão de entrevistados:
Clécio Luís, governador do Amapá
Taísa Mendonça, secretária de Estado do Meio Ambiente
Cássio Lemos, secretário adjunto do Meio Ambiente
Renata Santos, coordenadora de Recursos Hídricos
Conselheiros empossados