Amapá recebe ‘Encontros Amazônicos Pré-COP30' para ouvir os povos das florestas
Inicia nesta quarta-feira, 11, os “Encontros Amazônicos Pré-COP30” no Amapá. A programação vai reunir povos originários, extrativistas, quilombolas, representantes e sociedade civil para debater o desenvolvimento sustentável e demandas ambientais. O evento, que segue até sexta-feira, 13, com parceria do Governo do Estado, será realizado no Museu Sacaca, na Zona Sul de Macapá.
Os participantes vão debater sobre o protagonismo da Amazônia e como se chegar a uma transição justa para o desenvolvimento sustentável; como o tema que vem sendo abordado pelos Direitos Humanos; os impactos das mudanças climáticas; apresentação do Tribunal Internacional pelos Direitos da Natureza. Além de ouvir o ponto de vista dos povos tradicionais que vivem na Amazônia, incluindo indígenas da Guiana Francesa.
O evento, que tem como tema “Novas Alianças pela Amazônia”, conta com a exposição de uma “Feira Sustentável” com peças de artesanato produzidas a partir de matéria-prima da floresta, startups e produtos certificados com o Selo Amapá. Na ocasião, o Governo do Amapá, também vai apresentar o modelo econômico de bioeconomia, a demarcação de áreas indígenas, negócios verdes, Zoneamento Ecológico-Econômico e novo código ambiental modernizado.
🎤 Sugestão de entrevistados:
Gutemberg Silva, diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá
Daniel Vaz, coordenador-geral dos Encontros Amazônicos
Participantes das delegações
Público presente