Governos do Amapá e Federal promovem ciclo sobre cultura transfronteiriça
O Governo do Amapá e o Governo Federal realizam nesta quarta-feira, 14, no Cine Teatro Territoral, em Macapá, a segunda etapa do ciclo “Políticas de Fronteira”, uma iniciativa que visa reunir agentes culturais e representantes do poder público em torno de experiências culturais transfronteriças. A proposta é fomentar reflexões e construir diretrizes para a consolidação de uma política nacional voltada à cultura nas regiões de fronteira.
Coordenada pela secretaria de Estado da Cultura (Secul), a programação conta com rodas de conversa, coletas de informações e a apresentação do programa "Diálogos Transfronteiriços – Artes, Culturas, Línguas e Saberes". O evento também recebe a participação de importantes nomes da cena cultural e política nacional e internacional.
Entre os convidados estão Ricardo Almeida, consultor da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e do Ministério da Cultura (MinC); Priscila Theabáux, da Subprefeitura de Saint Georges (Guiana Francesa); Gilda Gomes, ativista climática indigenista; Diogo Karipuna, conselheiro de Cultura Indígena; e Gutemberg Silva, coordenador das ações do Amapá na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
A primeira etapa do ciclo aconteceu na segunda-feira, 12, na Aldeia Manga e no Auditório da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Oiapoque.
🎤 Sugestão de entrevistados:
Clicia Vieira Di Miceli, secretária de Estado da Cultura
Ricardo Almeida, consultor da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e do Ministério da Cultura (MinC)