Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Encontro apoiado pelo Governo do Amapá aborda prevenção da mortalidade materna

Por Roberta Corrêa (SESA)
27/05/2025 18h00
Abertura: 28/05/2025 08h00
Encerramento: 28/05/2025 18h00
Local: Procuradoria Geral de Justiça - Sede do Ministério Público do Amapá
Endereço: Rua do Araxá, bairro Araxá, em Macapá
Contatos: Roberta Corrêa: (96) 99130-0680

Inicia nesta quarta-feira, 28, em Macapá, o II Seminário de Prevenção de Mortalidade Materna do Estado do Amapá. Com apoio do Governo do Estado, a programação realizada pelo Comitê de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Estado busca sensibilizar gestores e servidores da saúde sobre a causa. O seminário ocorre na Procuradoria Geral de Justiça, no bairro Araxá, e conta com aproximadamente 150 profissionais de saúde. 

Entre os principais objetivos está a organização da investigação dos óbitos, identificando as principais causas e contribuindo assim para a construção de uma política de saúde que atenda às reais necessidades da população. O momento, realizado na última semana de maio, marca a sensibilização pelo Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

A mortalidade materna é reconhecida mundialmente como uma questão que merece atenção e destaque na saúde pública. Com avanços significativos no fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher e da criança, o seminário atua como um espaço de articulação interinstitucional e intersetorial, promovendo discussões técnicas e operacionais com representantes dos hospitais, secretarias municipais de saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), instituições de ensino e demais parceiros estratégicos. 

Sugestão de entrevistados:
Alaide de Paula, presidente do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal
Nilma Pureza, vice-presidente do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal
Participantes do evento