Governo do Amapá destaca cadeia produtiva do açaí com espaço exclusivo na 54ª Expofeira
Durante a 54ª Expofeira do Amapá, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, o Governo do Estado promove o Corredor do Açaí. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec) e estará localizada no Pavilhão de Negócios. O espaço será dedicado à valorização e ao fortalecimento da cadeia produtiva do açaí, fruto símbolo da cultura e economia do Amapá. O Corredor contará com um ambiente conceito e outros 10 espaços expositivos, reunindo produtores, cooperativas, indústrias e startups que atuam com o fruto.
No ambiente conceito, o público poderá conhecer o trabalho desenvolvido pelo Sindicato dos Produtores e Beneficiadores dos Produtos da Floresta (Sindaçaí) e pela Cooperativa dos Produtores do Maracá (CoopMaracá), além de inovações tecnológicas apresentadas por startups que reaproveitam resíduos do processamento do açaí para desenvolver novos produtos sustentáveis.
Nos demais estandes, serão exibidos diversos itens derivados do fruto, como polpa, sorvetes, café e vinho de açaí, muitos deles já exportados para o mercado internacional, com presença crescente em países da Europa, Ásia e América do Norte. A proposta do Corredor do Açaí é aproximar os visitantes do universo produtivo do fruto mais consumido no estado, promover o empreendedorismo, estimular a inovação e ampliar a visibilidade de produtos locais com potencial de comercialização em larga escala.
🎤 Sugestão de entrevistados:
Edivan Andrade, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação
Público Presente