Governo do Amapá realiza em Pedra Branca do Amapari a 5ª audiência pública sobre Concessão Florestal
Nesta segunda-feira, 22, o Governo do Amapá promove em Pedra Branca do Amapari a 5ª audiência pública participativa sobre o projeto de Concessão Florestal. Na ocasião, moradores, organizações da sociedade civil, povos tradicionais, produtores rurais, consultores ambientais, setor público e privado se reúnem para debater, expor opiniões, tirar dúvidas e contribuir com sugestões.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), já realizou audiências públicas nos municípios de Macapá, Porto Grande, Tartarugalzinho e Oiapoque. A proposta da concessão florestal visa garantir o uso sustentável da floresta, alinhando conservação ambiental, geração de emprego e renda e o fortalecimento da economia nos municípios de todo o estado.
Ao todo, são 607.363 hectares de florestas divididos em 11 Unidades de Manejo Florestal (UMFs), distribuídas nos municípios de Porto Grande, Oiapoque, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes e Pedra Branca do Amapari. Construído em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto vai gerar cerca de 2 mil empregos diretos.
Para cada vaga direta, estima-se a criação de mais duas indiretas, alcançando 4 mil novos postos de trabalho. A arrecadação anual deve ultrapassar R$ 30 milhões, recursos que serão compartilhados com os municípios onde as áreas de manejo estão localizadas na Floresta Estadual (Flota) do Amapá.
Sugestão de entrevistados:
Marcos Almeida, diretor de Desenvolvimento Ambiental da Sema
Participantes e moradores