Governo do Amapá promove encontro inédito de cooperação científica com a Guiana Francesa
Em preparação à 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), o Amapá sedia na segunda-feira, 29, o 1º Seminário do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica, em Macapá. A programação promovida pelos Governos do Estado e Federal reúne pesquisadores do Brasil e da Guiana Francesa para discutir saúde fronteiriça e conservação.
O encontro, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeap), acontece no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no bairro Universidade, das 8h às 18h. A iniciativa é binacional e tem como objetivo fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França, por meio do intercâmbio entre instituições de ensino superior e pesquisa da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa.
O seminário terá como eixo central a discussão de temas estratégicos para a região amazônica, com ênfase em saúde nas zonas de fronteira entre a Guiana Francesa e o Amapá, e na biodiversidade, abordando seus múltiplos aspectos relacionados a florestas, rios, águas interiores e zonas costeiras.
Sugestão de entrevistados:
Teles Junior, vice-governador do Amapá
Gutemberg Silva, diretor-presidente da Fapeap
Henrique Pereira, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)
Público e demais autoridades presentes