Governo do Amapá e Iepé lançam iniciativa que exalta protagonismo da mulher extrativista
Com o apoio do Governo do Amapá será lançado na terça-feira, 21, no Museu Sacaca, em Macapá, o Protocolo Comunitário Biocultural Mulheres – Sementes do Rio Araguari. O evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), impulsiona a iniciativa que reafirma o protagonismo das mulheres extrativistas da Floresta Estadual (Flota), na gestão dos recursos naturais de forma sustentável, que preserva a biodiversidade e mantém a floresta em pé.
O documento é resultado de um processo coletivo de construção realizado por mulheres das comunidades extrativistas do rio Araguari, que atuam na coleta de sementes, frutos e óleos vegetais, bem como andiroba e pracaxi. Exemplo de desenvolvimento com base na bioeconomia.
A programação reúne lideranças comunitárias, representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e pesquisadores, reforçando a importância do diálogo entre conhecimento tradicional e ciência na defesa dos territórios e da cultura extrativista. O lançamento também conta com participação do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé).
Sugestão de entrevistados:
Taisa Mendonça, Secretária de Estado de Meio Ambiente
Euryandro Costa, coordenador de Gestão de Unidades de Conservação da Sema
Arlete Pantoja, presidente da Associação Mulheres Extrativistas Sementes do Rio Araguari
Mulheres extrativistas do Araguari
Participantes