Apoiado pelo Governo do Estado, 30º Encontro dos Tambores inicia com Povos de Terreiro
Leidiane Lamarão: (96) 99137-4545
Inicia neste sábado, 15, com apoio do Governo do Amapá, o 30º Encontro dos Tambores com apresentação dos Povos de Terreiro, a partir das 20h. A programação segue até o dia 26 de novembro, no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, no bairro Laguinho, em Macapá.
O Encontro dos Tambores tem a proposta de integrar as comunidades tradicionais pela cultura afro-amapaense, com apresentações de grupos marabaixo, batuque, zimba, sairé, capoeira, hip-hop, reggae, samba e dos Povos de Terreiro, além de atrações regionais e shows nacionais.
Ainda estão previstas palestras, rodas de conversa, workshops e oficinas temáticas voltadas para história e os saberes do povo negro e a importância da cultura afro-brasileira na sociedade e na educação formal. As discussões visam destacar a importância da luta pela igualdade racial, contra o racismo e a intolerância religiosa.
O evento é realizado pela União dos Negros do Amapá (UNA) e o Instituto Língua Solta, recebendo apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Feppir - Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
🎤 Sugestão de entrevistados:
Josilana Santos, diretora-presidente da Fundação Marabaixo
Elísia Congó, coordenadora-geral da UNA
Sacerdotes e participantes
🗓️ Confira a programação do Encontro dos Tambores 2025 deste final de semana:
- Sábado, 15
6h – Obrigações religiosas;
A partir de 20h – Povos de Terreiro: Tambor da República e Gira de Exu; - Domingo, 16
Manhã e tarde – programação de Hip-hop Griot e rodas de conversa nas escolas estaduais.