Governo do Amapá fortalece comunicação na saúde com capacitação em Libras para profissionais do SUS
O Governo do Amapá realiza, de 24 de novembro a 5 de dezembro, o Curso em Libras para Profissionais do SUS, em Macapá. A iniciativa busca fortalecer a comunicação inclusiva no atendimento à população surda, integra as ações de qualificação permanente das equipes de saúde e reforça o compromisso do Estado com um atendimento mais humanizado e acessível.
Sob gestão da Escola de Saúde Pública do Amapá, pela Central de Tradutores e Intérpretes de Libras na Saúde, o curso será realizado com duas turmas: manhã (8h às 12h) e tarde (13h30 às 17h30). Cada turma contará com 60 participantes, totalizando 120 profissionais capacitados. As aulas acontecem na Faculdade Estácio Seama, no bairro Jesus de Nazaré, com carga horária total de 40 horas-aula.
A capacitação busca aprimorar a habilidade dos trabalhadores do SUS em utilizar a Língua Brasileira de Sinais, garantindo mais autonomia, acolhimento e segurança no atendimento às pessoas surdas. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da acessibilidade comunicacional nos serviços públicos e amplia as estratégias de inclusão na rede estadual de saúde.
Sugestão de entrevistados:
Wesley Ribeiro, responsável técnico de Libras na Sesa
Tamila Lima, tradutora e interpete de Libras
Alunos