Governo do Amapá apresenta resultado das medidas de incentivo ao aleitamento materno em 2025
Nesta terça-feira, 2, o Governo do Amapá divulga os resultados das medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para a promoção do aleitamento materno em 2025. Os indicadores são do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar (Sisvan) e colocam o Amapá entre os três primeiros no ranking nacional de cuidado com a primeira infância. A apresentação será no auditório da instituição, às 15h.
No aleitamento materno exclusivo em bebês de até seis meses, o Amapá alcançou 65%, garantindo o 3º lugar no ranking nacional, atrás apenas do Amazonas e do Distrito Federal. Já no aleitamento continuado entre 6 e 23 meses, o estado obteve desempenho ainda mais expressivo, com 80% das crianças sendo amamentadas, o maior índice do Brasil.
Os avanços reforçam a efetividade das políticas públicas voltadas à primeira infância e mostram o impacto direto de ações como formações, capacitações, mobilizações do Agosto Dourado, além do trabalho contínuo realizado em UBS, maternidades e ações intersetoriais. Com esses resultados, o Amapá consolida a promoção da saúde e nutrição infantil.
Sugestão de entrevistado:
Darcyneide Dias, responsável técnica de Aleitamento da Sesa