Governo do Amapá realiza ação de acolhimento a acadêmicos indígenas da Unifap em Oiapoque
O Governo do Estado do Amapá realiza no dia 12 de janeiro de 2026 a Ação de Acolhimento aos Acadêmicos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII), no Campus Binacional da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no município de Oiapoque.
A iniciativa tem como objetivo promover o acolhimento, o bem-estar e o fortalecimento institucional dos acadêmicos indígenas e seus familiares no início do período letivo, por meio de atendimentos integrados e serviços essenciais. A ação reafirma o compromisso do Estado com a educação indígena, a dignidade humana e a permanência dos estudantes indígenas no ensino superior.
Durante a programação, serão ofertados serviços como distribuição de kits de higiene, alimentação, corte de cabelo, emissão da Carteira Nacional do Artesão, atividades recreativas para crianças, bazar solidário, orientações institucionais e ações de assistência social, beneficiando aproximadamente 180 acadêmicos indígenas e seus familiares, totalizando cerca de 420 pessoas atendidas.
🎤 Sugestão de entrevistados:
Sônia Jeanjacque, secretária extraordinária dos Povos Indígenas do Amapá;
Cacique Edimilson;
Acadêmicos indígenas participantes da ação.