Governo do Amapá capacita monitores que vão atuar no projeto Samuzinho em 2026
O Governo do Amapá vai capacitar 11 acadêmicos da área da saúde para atuarem como monitores no projeto Samuzinho, iniciativa promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Estadual (Samu). O treinamento ocorrerá nos dias 14, 15 e 16, de quarta a sexta-feira, pela manhã e à tarde, no auditório do Centro de Regulação Estadual, no Pacoval. A formação prepara os monitores para multiplicarem conhecimentos em primeiros socorros, urgência e emergência junto às 40 crianças que se inscreveram no projeto este ano.
Os acadêmicos foram aprovados em seletiva, com entrevista e prova prática, critérios previstos em edital lançado pelo Samu ainda no ano passado. O conteúdo é teórico e prático, e abrange noções de urgência e emergência, avaliação no trauma, controle de hemorragias e choque, emergências obstétricas e pediátricas, traumas musculoesqueléticos, atendimento a ferimentos, crises convulsivas entre outros conhecimentos.
O Samuzinho já formou dezenas de jovens, inspirando novos caminhos profissionais na área da saúde e preparando o público infantojuvenil para lidar com situações de urgência, além de conscientizar sobre o combate ao trote, prática que prejudica o atendimento à população. As aulas do projeto estão previstas para iniciar no dia 7 de fevereiro, com encontros em dois sábados por mês, durante um ano.
Sugestão de entrevistados:
Rosimeire Pinto, coordenadora do Samuzinho
Terezinha Brito, coordenadora do Núcleo de Educação em Emergência (NEU) do Samu
Acadêmicos participantes