Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Amapá inicia treinamento para atrair investimentos e preparar o estado para a era do Petróleo e Gás

Por Elder de Abreu (SECOM)
26/01/2026 19h40
Abertura: 27/01/2026 08h30
Encerramento: 28/01/2026 09h00
Local: Auditório da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá
Endereço: Avenida Cônego Domingos Maltês, 916, no Bairro do Trem, Macapá.
Contatos: Cristiane Nascimento, (96) 98111-4289
Elder de Abreu, (96) 981250706

Em um passo decisivo para a modernização da gestão econômica, o Governo do Amapá inicia, nesta terça-feira, 27, a primeira rodada de capacitação técnica ministrada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). O treinamento é voltado a servidores da Agência Amapá de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá) e das Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov).

O objetivo central é ampliar o conhecimento dentro do estado e capacitar o corpo técnico local, fortalecendo ferramentas e habilidades para aumentar o impacto dos projetos de desenvolvimento e a atração de investimentos.

Na prática, os servidores aprenderão a planejar e implementar ações estratégicas para gerar novos empregos, desburocratizar processos e criar mecanismos que garantam que os investimentos da Margem Equatorial se traduzam em emprego e renda para os amapaenses.

Destaques do treinamento:

Petróleo e Gás: O foco é a criação de políticas públicas específicas para a cadeia de óleo e gás, garantindo que o estado esteja preparado para receber grandes investimentos e transformar os recursos em benefícios sociais.

Novos programas e projetos: O treinamento enfatiza a modernização de programas e projetos voltados às cadeias produtivas do estado e ao fortalecimento das empresas amapaenses.

Independência técnica: A metodologia participativa visa capacitar os servidores a gerenciar projetos de governança e prestação de contas com autonomia.

Atração de investimentos: Estratégias para ampliar a captação de recursos e fortalecer parcerias com o setor privado.

Sugestões de Entrevistados:
Wandenberg Pitaluga, diretor-presidente da Agência Amapá
Adriano Ludovice, consultor da FESPSP