Profissionais recebem capacitação sobre rastreamento de neuropatia e doença arterial periférica
A secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Hospital Universitário ( HU) promovem de 22 a 24 de junho a 1ª Oficina de Capacitação em Rastreamento de Neuropatia e Doença Arterial Periférica em Pessoas com Diabetes Mellitus, voltada para enfermeiros da rede de saúde. A programação acontece no Auditório da Coordenação de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o cuidado integral às pessoas com diabetes mellitus por meio da qualificação dos profissionais para a identificação precoce de alterações neurológicas e vasculares, fatores que podem levar ao desenvolvimento do pé diabético e outras complicações graves.
Durante os três dias de capacitação, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e atividades práticas sobre fisiopatologia vascular e neurológica, estratificação de risco, consulta de enfermagem, indicadores de acompanhamento da doença e técnicas de rastreamento. A programação também contempla simulações e práticas supervisionadas para aprimorar a aplicação dos protocolos na rotina dos serviços de saúde.
A ação reforça o compromisso do Governo do Estado com a educação permanente em saúde e com a qualificação da rede assistencial, contribuindo para a prevenção de agravos, redução de amputações e melhoria da qualidade de vida das pessoas que convivem com diabetes.
Sugestão de entrevistados:
Míriam Santos- RT das Doenças Crônicas do Estado
Francineide Pena ou Cecília Salles- Docentes da UNIFAP
Enfermeiros da rede de saúde