Governo do Amapá realiza III Seminário de Defesa da Pessoa Idosa e lança guia de proteção
O Governo do Amapá promove nesta quinta-feira, 25, das 8h às 12h, no Museu Sacaca, em Macapá, o III Seminário de Defesa da Pessoa Idosa e Enfrentamento à Violência no Estado do Amapá. O evento é a atividade principal da campanha Junho Violeta, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dentro das ações da Operação Virtude 2026.
A mobilização reúne os poderes Executivo e Judiciário, órgãos de segurança pública, assistência social, previdência e sociedade civil para fortalecer a rede de proteção à população idosa.
Durante a programação no museu, o Estado lançará o guia "Idade Pede Cuidado. Violência é Violação". O instrumento educativo orienta familiares, cuidadores, profissionais e a sociedade civil sobre como identificar sinais de maus-tratos, utilizar os canais de denúncia e aplicar as formas de proteção legal disponíveis. Integrando o cronograma da campanha Junho Violeta, também estão previstas a realização de blitzes educativas, fiscalizações urbanas coordenadas e oficinas de capacitação para profissionais de saúde e assistência social dos municípios amapaenses.
O objetivo central do evento é conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência, como a física, psicológica, negligência e exploração financeira, além de reduzir internações e agravos evitáveis. As ações buscam aproximar os serviços essenciais do cidadão e engajar a comunidade na construção de uma cultura de respeito e dignidade no envelhecimento.
Sugestão de entrevistados:
- Goreth Assunção, responsável técnica da Saúde da Pessoa Idosa da Sesa;
- Participantes