Trabalhadores rurais da 54ª Expofeira do Amapá terão atendimentos odontológicos gratuitos no programa Mais Sorriso
As ações ocorrerão das 9h às 13h, e contarão com trailers modernos, totalmente equipados e transformados em consultórios odontológicos.
Redação

O Mais Sorriso, programa do Governo do Estado que leva saúde bucal à população, vai garantir atendimento odontológico gratuito aos trabalhadores rurais da 54ª Expofeira do Amapá, a maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Os atendimentos ocorrerão no período da manhã, das 9h às 13h, e contarão com trailers modernos, totalmente equipados e transformados em consultórios odontológicos, além de uma equipe de profissionais especialistas. A expectativa é receber até 10 pacientes por dia, realizando serviços de raspagem, profilaxia e restaurações.
A iniciativa é coordenada pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Amapá, Priscilla Flores, e se estenderá ao longo de toda a programação da Expofeira e busca melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores envolvidos na maior feira do estado.
O trabalho é parte das ações disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) durante a Expofeira, que terá ainda dois pontos fixos de atendimento em saúde ao público, além das ambulâncias de suporte avançado do Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (Samu) estadual.

“O Governo do Amapá vai levar atendimento para aqueles que vão trabalhar diariamente no Parque de Exposições, pois muitos ficam sem tempo de cuidar da saúde bucal, sobretudo os trabalhadores rurais. Vamos reforçar com atividades educativas e preventivas", explica Daphne Macedo, coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
No período da noite, quando a programação da Expofeira se intensifica e recebe um público maior, as equipes do Mais Sorriso atuarão em um estande com atividades educativas e preventivas, reforçando a importância do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis.
Na edição de 2024 da feira, o programa se destacou na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de boca, reduzindo impactos e aumentando as chances de cura e recuperação dos pacientes.
Desde o seu lançamento, em 2023, o programa já beneficiou mais de 10 mil pessoas, com 27 mil procedimentos odontológicos realizados e a distribuição de 15 mil kits de higiene bucal e protetores labiais, em 71 ações realizadas em todo o estado.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.