Noite do Amapá: governador Clécio Luís anuncia ‘Festival das Aparelhagens’ para a 54ª Expofeira em reconhecimento ao movimento cultural
O público vai ‘endoidar’ no Parque de Exposições da Fazendinha com a apresentação de nove aparelhagens locais no sábado, 6 de setembro.

A mistura de sons potentes, luzes e shows pirotécnicos vão eletrizar a noite do sábado, 6 de setembro, na maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia, no Parque de Exposições da Fazendinha. O governador Clécio Luís anunciou nesta quarta-feira, 20, o “Festival das Aparelhagens do Amapá” na 54ª Expofeira.
O encontro de aparelhagens vai contar apresentação de nove grupos do estado na Arena da Rainha, em uma união que exalta a maior festa popular do Norte. Os sons vibrantes dos grupos vão levar nostalgia e dança para a pista com as marcantes, em um grande “endoida” para integrar a cultura genuinamente nortista e amapaense na Expofeira.


Participam do festival as aparelhagens Amazonia Fusion e Trepidante, que retornam para mais uma edição do evento após o sucesso estrondoso na 52ª edição, durante a retomada da Expofeira pela atual gestão em 2023. Prometem também agitar a noite o Hipersom, Gibsom, Transamerica, Matrix, Crocolive, Tropical e a santanense Mega Pressão 360.
Aparelhagens
São sistemas gigantescos com alta tecnologia de som e estruturas de luzes, painéis de LED e efeitos especiais, somados à música popular para criar uma experiência sensorial intensa. As aparelhagens são um fenômeno cultural do Norte do Brasil, principalmente do Pará e Amapá. Com verdadeiros espetáculos, cada grupo tem um design único e nome irreverente, que tornam seus shows únicos e criam uma rivalidade saudável entre elas.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!