Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá irá começar segunda etapa de vacinação contra o Influenza

Receberão a vacina nesta etapa pessoas com doenças crônicas como hipertensão e diabetes, membros das forças de segurança e salvamento e motoristas de transportes coletivos e caminhoneiros.

Por Redação
13/04/2020 19h14

28 mil doses já foram repassadas aos municípios.

Na próxima quinta-feira, 16, irá começar a segunda etapa do calendário nacional da 22ª campanha de vacinação contra o vírus influenza. No Amapá, 28 mil doses já foram repassadas aos municípios que irão aplicar as vacinas.

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e doenças autoimunes, servidores das equipes de salvamento e segurança, como policiais e bombeiros militares e agentes penitenciários, são o público alvo.

O Ministério da Saúde (MS) adiantou em três semanas o calendário, considerando a pandemia mundial de covid-19. Outra alteração importante foi a que incluiu como público-alvo desta etapa motoristas de transportes coletivos, caminhoneiros e trabalhadores portuários. Caminhoneiros, que circulam em todo o país, podem se vacinar em qualquer município.

Já os professores, que tradicionalmente fazem parte da segunda etapa, este ano, devido a paralisação das aulas em todo o país, ficaram para a terceira etapa da vacinação.

 Vacinação no Amapá

O Amapá foi o primeiro estado do país a atingir a meta pretendida de vacinação de idosos acima de 60 anos. Hoje, a cobertura neste público-alvo primordial está completa no Estado. Entre os profissionais da área de saúde, no entanto, a taxa de vacinação está na casa dos 70% ainda.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), está intensificando o contato e orientação com as prefeituras amapaenses para aumentar esses números e atingir a meta de 90% entre os profissionais de saúde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!