Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá coordena ações de combate à covid-19 em aldeias indígenas

Estado segue monitorando a situação do coronavírus nas aldeias indígenas do Oiapoque e Parque do Tumucumaque.

Por Redação
12/06/2020 15h47

Governo do Amapá alinhou as ações para combate ao coronavírus para os povos indígenasGoverno do Amapá alinhou as ações para combate ao coronavírus para os povos indígenas

Desde que surgiram os primeiros casos de covid-19 em indígenas no Amapá, o Governo do Estado vem coordenando uma série de ações para reforçar o combate ao coronavírus entre esses povos.

Foi para dar continuidade a esse trabalho que aconteceu uma reunião de alinhamento nesta sexta-feira, 12, no Palácio do Setentrião, entre representantes do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Oiapoque, Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e do Norte do Pará (Dsei) e Fundação Nacional do Índio (Funai).

Nas últimas semanas, o Governo do Amapá enviou medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPI), álcool em gel 70%, testes rápidos e profissionais de saúde para as aldeias localizadas no Oiapoque e no Parque do Tumucumaque.

“O governo do Amapá forneceu a maior parte desse material para que o Dsei pudesse fazer o trabalho de combate e prevenção nas aldeias. Além disso, seguimos atuando com outra frente nas casas de apoio que abrigam os indígenas que estão na capital”, explicou o chefe de Gabinete do Governador, Marcelo Roza.

Foi definido que, para uma nova etapa, já existe a disponibilidade de enviar mais 4 mil unidades de medicamentos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); 11.930 unidades de outros remédios adquiridos pelo Dsei e mais 2 mil unidades de disponibilizadas pela Prefeitura de Oiapoque.

LEIA TAMBÉM: Parceria garante ao Amapá doação de álcool em gel à profissionais da saúde, indígenas e população vulnerável

Casas de Apoio

Como parte das ações de combate à covid-19 entre os povos indígenas, o Governo do Amapá realiza visitas de monitoramento a índios domiciliados nas casas de apoio, em Macapá. Nessas ações, o Núcleo Estadual de Saúde Indígena (Nesi), e a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizam testes rápidos e aplicação do protocolo terapêutico.

LEIA TAMBÉM: Covid-19: Governo do Estado monitora famílias indígenas em Macapá

Leitos exclusivos

Por solicitação direta do governador do Amapá, Waldez Góes, o Centro de Atendimento à Covid-19 instalado no Hospital Universitário conta com uma ala exclusiva para atendimento aos povos indígenas. Inicialmente,a área conta com quatro leitos destinados para esse tipo de atendimento.

LEIA TAMBÉM: Com 109 leitos, centro covid do HU terá alas para crianças e indígenas

Ações de desinfecção

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) realizou ações de desinfecção de locais públicos em aldeias indígenas e nas casas de apoio que realizam o acolhimento dos indígenas que estão no município de Macapá.

Nas comunidades indígenas, o CBM/ utilizou bombas de Ultra Baixo Volume (UBV) para realizar a limpeza de escolas, igrejas, centros comunitários e postos de saúde. O trabalho de desinfecção aconteceu com o uso de produtos químicos para eliminar o vírus presente em superfícies de locais onde há um grande fluxo de pessoas

LEIA TAMBÉM: Aldeia Kumarumã, em Oiapoque, recebe ação de desinfecção contra o coronavírus

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!