Setembro Amarelo: Programação da Sejuv aborda impactos das redes sociais e valorização da vida
Programação reúne bolsistas do programa Amapá Jovem e profissionais de saúde mental e segue até quarta-feira,30.
A programação iniciou no auditório do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima com jovens bolsistas e equipe técnica do programa Amapá Jovem
omo forma de engajar a juventude amapaense na campanha Setembro Amarelo, a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) está promovendo uma programação sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida, abordando os impactos causados pelas redes sociais na vida dos jovens e de seus familiares.
A programação iniciou nesta terça-feira, 29, no auditório do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, e envolve jovens bolsistas e equipe técnica do programa Amapá Jovem, com palestras ministradas por profissionais de saúde mental, apresentações artísticas como, teatro e poesia, produzidas pelos bolsistas.
Caique Sampaio, coordenador de projetos do programa Amapá Jovem, foi quem selecionou e preparou os jovens e produziu o roteiro das encenações apresentadas. Sampaio que também é ator, fala que as cenas foram construídas com base nas experiências vividas pelos próprios protagonistas.
“São jovens falando para jovens acerca de desafios que a juventude enfrenta diariamente. Nosso intuito é demonstrar a realidade, mas também levar a mensagem de que o suicido não é a solução, que escolher viver e enfrentar os dilemas é a melhor escolha”, revela Caique.
A bolsista Estefane Pinheiro, 17 anos, compõe o elenco que encenou sobre temas como preconceito, bulling, racismo, depressão e suicídio. Para ela, as redes sociais pressionam os jovens a terem uma vida fake (falsa).
“Na era dos filtros de imagem e influenciadores digitais muitos acabam perdendo a identidade. A exigência com a imagem e comportamentos perfeitos, nos faz entrar em um conflito interno e muitos não aguentam essa pressão. Eu já sofri racismo e outros tipos de preconceito que atingiram meu emocional, mas hoje resolvi transformar minha experiência em arte para ajudar outras pessoas a superar”, conta a jovem.
O secretário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, disse que é pertinente abordar a temática e trazer os jovens para o ambiente como protagonistas desta luta pela vida.
“O padrão imposto pela internet influencia diretamente no comportamento do jovem. Isso afeta o psíquico e o emocional, por isso convidamos profissionais de saúde mental para dialogar sobre isso. O bullying é algo real e que nos preocupa. Mas nós temos que falar sobre isso com os jovens, para que eles sejam os multiplicadores da política de prevenção ao suicídio”, alerta o gestor.
Na quarta-feira, 30, o evento ocorrerá pela tarde de 14h às 18h com mais palestras e outras atividades. Participarão os palestrantes Emerson Vieira, que é terapeuta holístico e hipnólogo com formação no INDC, e André Romero, que é diretor geral do Mosaico Espaço Terapêutico, colunista do programa Café com Notícia e psicólogo da Caixa de Assistência dos Advogados do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!