Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá recebe apoio do Ministério da Saúde para combater o sarampo

Ministério da Saúde enviou especialista para contribuir no trabalho de varredura do sarampo no estado. O Amapá já registra 107 casos da doença e 32 casos suspeitos estão em análise.

Por Redação
14/10/2020 12h37

Equipe da SVS reunida com a servidora da OPAS e MS para apresentar o Plano de Ação Contra o Sarampo

O Governo do Estado do Amapá (GEA) recebeu apoio do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) na campanha estadual de combate ao sarampo. A parceria foi firmada em reunião na última terça-feira, 13, na sede da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). 

O apoio se deu devido ao alto índice de casos de sarampo no estado do Amapá, que já chega a 107 registros. O MS designou uma servidora para acompanhar o processo de varredura no estado, que consiste na vacinação a fim de conter o aumento de casos. 

As ações que a SVS vai implementar são de capacitação, monitoramento de casos, análise laboratorial, atenção primária à saúde e também com a imunização através da vacinação, que deve ser massificada na população acima dos 20 anos, faixa etária que compreende a maioria dos casos. 

Para auxiliar nas atividades no território amapaense, a OPAS e o MS designaram a servidora Flávia Cardoso, consultora especialista em combate ao sarampo, que vai acompanhar o desenvolvimento das ações. A SVS elaborou um plano de combate ao sarampo, que será entregue ao Ministério da Saúde, e que pode resultar, além do apoio técnico, em ajuda financeira para o fomento e incentivo das atividades. 

A diretora financeira da SVS, Mery Pinheiro, responsável pela organização das ações, conta que o auxilio do Ministério da saúde vai ajudar no enfrentamento à doença. 

“O Amapá recebe a visita da doutora Flavia Cardoso que veio acompanhar as ações e o plano de enfrentamento ao surto de sarampo no estado. Ela vai atuar com os municípios mais afetados pela doença, realizando conosco as ações propostas no plano de enfrentamento”, explica Mery. 

As ações devem ser reforçadas nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Oiapoque, Mazagão e Porto Grande, tendo em vista a situação do número de casos e o quantitativo populacional. 

O sarampo 

Segundo o último boletim epidemiológico da doença, o sarampo já atingiu um total de 107 amapaenses, sendo 71 em Santana, 35 em Macapá e 1 em Mazagão. 

Dos 256 casos considerados suspeitos, 117 foram descartados e 32 estão sob análise clínica. O sarampo é uma doença infecciosa que pode ser fatal, e a única forma de prevenção é através da vacina. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: