Governo do Estado inaugura novo prédio de escola quilombola em Macapá
Unidade de ensino vai beneficiar moradores da comunidade de São José do Matapi do Porto do Céu.
Escola Quilombola Estadual David Miranda dos Santos agora conta com 30 novos ambientes, como a Sala de Práticas Pedagógicas.
Como parte da política de fortalecimento da educação no estado, o Governo do Amapá inaugurou nesta quarta-feira, 27, o novo prédio da Escola Quilombola Estadual David Miranda dos Santos, que possui 175 alunos e fica na comunidade de São José do Matapi do Porto do Céu, distrito do Coração, na zona rural de Macapá.
O governador, Waldez Góes, ressaltou a importância deste novo espaço para a comunidade de Porto do Céu.
“O novo prédio é a prova do compromisso do governo com todos os estudantes de todas as localidades do nosso estado, o sentimento hoje é de gratidão por ver que mais uma comunidade foi atendida”, disse o governador
Agora, o local conta com 30 novos ambientes, entre eles, estão: quadra poliesportiva; oito salas de aula e sala de atendimento educacional especializado.
Também há: complexo administrativo com salas de direção, secretaria escolar, sala para atividades pedagógicas; sala de planejamento e de práticas pedagógicas; sala dos professores.
A biblioteca conta sala de leitura, pesquisa e laboratório de informática. A escola também possui depósitos; cozinha com dispensa; área de serviço; refeitório; e nove banheiros.
Para todo o trabalho, o Estado investiu R$ 3.010.043,84 milhões.
A secretária de educação, Goreth Souza, explica que a nova estrutura vem para fortalecer a educação oferecida à comunidade.
“Esta escola está pronta para receber os alunos e prepará-los para sua carreira escolar. Os novos métodos educacionais serão fortalecidos nessa comunidade e eu tenho certeza que os novos espaços educacionais serão utilizados pelos estudantes, professores, direção e comunidade com muita maestria”, declarou a secretária.
A professora Russilene Anjos trabalha há sete anos na escola. Atualmente, leciona para alunos do segundo ano do ensino fundamental. Ela acredita que, agora, o espaço tem ferramentas fundamentais para melhorar a educação dos alunos.
“Nós, da comunidade escolar, estamos muito felizes com a nova escola, a expectativa para utilizar as novas salas são as melhores e eu tenho certeza que elas serão ferramentas importantes para nós e para os alunos”, disse a professora.
A comunidade também se sentiu atendida pela nova unidade. O prédio é motivo de alegria para os moradores que sonharam por anos em ter um espaço como este. É o que diz Francisco Gomes, de 69 anos, morador de Porto do Céu e presidente da Associação de Moradores local.
“Eu estava sonhando com essa escola há muito tempo, vejo esse espaço como um benefício para a comunidade e para os ribeirinhos dos lugares próximos. Com essa idade, ainda sonho em ver muitos jovens sendo formados por aqui”, celebrou o idoso.
Incentivo
A escola Professor David Miranda dos Santos, faz parte das 26 instituições quilombolas de ensino do estado, sendo a primeira a receber a Sala de Práticas Pedagógicas, um ambiente que busca um contexto de educação cada vez mais integrado. O nome da instituição homenageia o professor David Miranda dos Santos, personalidade importante para a comunidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!