Epaz realiza formação em práticas restaurativas com integrantes do Amapá Jovem
O objetivo é transformar os jovens em multiplicadores da cultura de paz nas escolas, bem como torná-los aptos para a prevenção e resolução pacífica de conflitos.
A formação é dividida em três módulos online. O curso trata sobre relacionamentos, vivências coletivas, escuta sensível, comunicação não violenta, e outros assuntos.
O programa Educação para a Paz (EPaz) concluiu nesta sexta-feira, 12, o primeiro módulo online de vivências e rodas de conversa restaurativa e transformativa com integrantes do programa Amapá Jovem. O objetivo é contribuir na formação em práticas restaurativas, para que esses jovens sejam multiplicadores nas escolas e realizem a prevenção e resolução pacífica de conflitos. Cerca de 65 pessoas participaram do encontro.
A formação é dividida em três módulos. Cada módulo possui encontros diários de cinco dias, em plataforma virtual. O segundo módulo acontecerá de 12 a 16 de abril, e o terceiro de 17 a 21 de maio. No curso, os jovens e facilitadores trocam conhecimentos sobre relacionamentos, vivências coletivas, escuta sensível, comunicação não violenta, sonhos coletivos e individuais, entre outros assuntos.
A coordenadora do programa Epaz, Maria Dioceles Sousa, explica que ao final do curso, eles estarão preparados para realizar rodas de conversa sobre qualquer tema da escola, bem como nas suas famílias e comunidades que vivem. Além disso, com a formação online, outras pessoas da família podem também participar como ouvintes.
“Esperamos proporcionar um ambiente agradável e de acolhimento onde esses jovens estiverem. Com isso, de fato implantar a cultura de paz nos ambientes que vivemos”, pontuou Dioceles.
Joicy Santos, integrante do Amapá Jovem, comentou que a capacitação do Epaz faz a pessoa pensar na vida e no que quer para o futuro.
“Nos traz reflexão e nos faz pensar literalmente na nossa vida e o que a gente quer fazer. É sobre agradecimentos, sorrisos, abraços, empatia, fé e amor”, disse.
Além de ajudar o outro, a participante Celiane Leão frisou sobre como é importante olhar para si mesmo com mais ternura.
“Nós precisamos aprender a ter orgulho do que somos, do que fazemos e do que temos. Precisamos ser menos críticos e menos cruéis conosco, precisamos saber relevar as nossas falhas e fraquezas e saber celebrar as pequenas conquistas diárias”.
Epaz
O programa busca incentivar a promoção da vida, da cultura da paz, da solidariedade e da não discriminação com a valorização do diálogo, respeitando os princípios da dignidade da pessoa humana, bem como ressaltar a importância do estudante como agente responsável por uma sociedade mais justa, tolerante, livre de preconceito e solidária.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!