Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONTRA A VIOLÊNCIA DE GÊNERO

‘Amapá Por Todas Elas’: Governo do Estado realiza blitz educativa sobre o fim da violência contra as mulheres, em Laranjal do Jari

A atividade em referência ao Agosto Lilás trata do enfrentamento e combate à violência do público feminino.

Por Ana Anspach
21/08/2025 17h08
Equipe do Cram do Laranjal do Jari distribui folhetos informativos

O Governo do Estado continua com a promoção de atividades da campanha “Amapá Por Todas Elas”, para fortalecer o combate à violência doméstica e de gênero. Dessa vez, uma blitz educativa foi realizada no município de Laranjal do Jari. A ação também já ocorreu em Oiapoque.

Durante a blitz, coordenada pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Laranjal do Jari, que faz parte da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, foram distribuídos panfletos informativos para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.

A blitz é uma ação coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres

De acordo com a coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher e conselheira estadual de Saúde, Suzana de Albuquerque Santarém, o objetivo principal da ação é informar a população sobre a gravidade da violência contra a mulher e a importância de combatê-la.

“As blitzes educativas visam esclarecer o público sobre as diversas formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, incluindo agressões físicas, psicológicas, sexuais e morais. Essa é uma forma de incentivar a participação de todos na luta pela igualdade de gênero e pelo respeito aos direitos humanos”, destacou Suzana.

A equipe do Cram conta com a ajuda da Guarda Municipal

A atividade também alerta que a denúncia é um direito e as vítimas precisam ser acolhidas. O Cram é um dos locais que oferta serviços psicossociais gratuitamente à população.

A coordenadora do Cram de Laranjal do Jari, Marília Moura, esclarece que as blitzes, como parte das campanhas de combate à violência, buscam encorajar as mulheres que sofrem violência a buscar ajuda e romper o ciclo de violência.

“Mulheres vítimas de violência frequentemente enfrentam barreiras como medo, vergonha e dependência financeira. Campanhas como “Amapá Por Todas Elas” visam romper o ciclo de abuso, informando sobre a rede de proteção e seus direitos”, ressaltou Marília.

A atividade trata do enfrentamento e combate à violência do público feminino

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!