Governo vai reforçar unidade de atendimento covid-19 de Porto Grande com apoio técnico, insumos e equipamentos
Reforço inclui concentrador de oxigênio e vai garantir a estabilidade de pacientes em estado grave até que eles sejam transferidos para centros de alta complexidade.
Esse reforço vai permitir a estabilidade de pacientes em estado grave até que eles sejam transferidos para unidades hospitalares.
O governador, Waldez Góes, anunciou neste sábado, 13, que o Governo do Amapá vai reforçar a unidade sentinela de atendimento à covid-19 de Porto Grande com apoio técnico, insumos, equipamentos especializados e concentrador de oxigênio - que auxilia pessoas com dificuldades respiratórias. Esse reforço vai permitir a estabilidade de pacientes em estado grave até que eles sejam transferidos para unidades hospitalares.
Unidades sentinelas são referências de saúde para atendimento de covid-19 das prefeituras, responsáveis por repassar medicação de uso hospitalar, reforço de oxigênio, treinamentos para a condução de pacientes em estado grave e para a realização do teleatendimento dos pacientes positivados.
O reforço no centro de atendimento é estratégico porque, além de Porto Grande, ele também atende Ferreira Gomes, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari. Juntas, as quatro cidades têm 45.571 habitantes.
Acompanhado do prefeito do município, José Bessa, e secretários estadual e municipal de Saúde, Waldez identificou os principais desafios para ampliar a assistência na rede básica de Porto Grande.
"A nossa decisão entre governo e prefeitura é unir ainda mais as ações para ampliar a estrutura da unidade, garantindo a estabilidade dos pacientes em estado mais grave. Outro ponto importante é que a unidade de Porto Grande é estratégica porque acaba recebendo pacientes de cidades vizinhas", destacou.
Waldez Góes adiantou, ainda, que a estratégia de reforço na rede primária de assistência também será adotada em Tatarugalzinho.
"Esta mesma concepção está sendo viabilizada em Tatarugalzinho para atender pacientes de Pracuúba, Amapá e Calçoene. É uma estratégia importante de enfrentamento à Covid-19, que é fortalecer a atenção básica de saúde", completou.
Avanço da vacinação
Outra estratégia para diminuir os casos agravados é acelerar o processo de vacinação. Para isto, o Estado também acompanha a força-tarefa realizada nas cidades.
O Governo do Amapá já distribuiu 63.932 doses para os municípios. Dessas, foram aplicadas 31.791 doses em todo estado.
O total de doses distribuídas em Porto Grande foi 970. Sendo que já foram aplicadas 368 vacinas: 249 (primeira dose) e 119 (segunda dose).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!