Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Oportunidade para concluir a graduação', diz acadêmico da Ueap ao se inscrever no Amapá Jovem Universitário

Inscrições para o projeto iniciaram na terça-feira, 20, e encerram no dia 30 de abril. São 700 vagas destinadas aos acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá.

Por Redação
22/04/2021 17h31

Delciclei cursa Licenciatura em Química e vê uma boa oportunidade no programa

Estudar para passar no vestibular e cursar o ensino superior é um dos desafios na vida dos jovens. Porém, para muitos, a aprovação não é o único desafio. O maior deles é manter-se no curso até o final. Para ajudar esses estudantes em vulnerabilidade social, O Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) em parceria com a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) lançou o projeto Amapá Jovem Universitário. As inscrições iniciaram na terça-feira, 20, e encerram no dia 30 de abril.

São 700 vagas destinadas aos acadêmicos matriculados na UEAP. Dessas, 80 são destinadas aos estudantes do polo de Amapá. Para participar o estudante deve ter entre 15 e 29 anos, não possuir vínculo empregatício e estar dentro do perfil social do Amapá Jovem. A inscrição deve ser feita no site http://inscricao.amapajovem.ap.gov.br/.

O jovem Delciclei Lobato, de 23 anos, acadêmico do curso Licenciatura em Química, não perdeu tempo e já se inscreveu no projeto. O estudante sonha em se formar para ser professor e relata a dificuldade financeira para permanecer estudando, por conta das despesas como o transporte, por exemplo.

“Depois que a gente passa no vestibular ainda enfrentamos dificuldades, principalmente em relação a situação financeira. Eu moro em Santana e preciso me locomover até o polo que fica em Macapá, uma despesa diária”, disse o jovem.

O estudante vê no Amapá Jovem Universitário a oportunidade de continuar estudando e conseguir concluir o curso.

“A vida de universitário não é fácil, principalmente neste período pandêmico. Vejo no Amapá jovem a oportunidade de permanecer estudando para concluir a minha graduação com êxito”, afirmou.

O acadêmico que ingressar no Amapá Jovem Universitário terá direito a bolsa no valor de R$ 150, um auxílio financeiro para custear as despesas estudantis. Em contra partida, deverá realizar uma vez ao mês, um atividade nos polos do programa, para aplicar na prática o que aprende no curso.

“Ele entra no programa, recebe esse auxílio para custear a despesas estudantis, como transporte, alimentação, xerox, entre outras, e para isso precisa manter a frequência, notas boas e desenvolver atividades práticas nos polos. Com isso, queremos incentivar nossos jovens a conquistarem seus sonhos”, explicou o secretário de Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé.

De acordo com o gestor, o projeto surgiu após a realização do censo Amapá Jovem, onde a Sejuv identificou que apenas 3,8% dos bolsistas do programa possuem ensino superior e 14,7% estão cursando ou pararam a graduação. Além disso, 43,9% dos jovens beneficiários pararam o estudo no ensino médio. A expectativa é que com o Amapá Jovem Universitário, o índice de evasão na universidade seja reduzido e que mais jovens concluam o ensino superior.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!