Combate à malária no município de Calçoene avança com treinamento técnico
A capacitação faz parte do programa estadual de combate à malária e formará agentes de saúde para a contenção da doença.
Capacitação para os agentes municipais no combate a malária.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realiza treinamento para o combate à malária no município de Calçoene. A capacitação ocorre nos períodos da manhã e da tarde na escola Silvyo Elito, localizada no centro da cidade, entre os dias 26 de abril e 11 de maio.
O público alvo são os agentes de combate às endemias, supervisores de campo, coordenador de endemias, coordenador de vigilância em saúde e apoiadores municipais para o controle da malária.
O treinamento consiste em noções básicas sobre malária: conceito, descrição da doença, vetor, indivíduos susceptíveis, modo de transmissão, período de incubação e como interromper o ciclo de transmissão. Também será discutido sobre controle vetorial, abordando a metodologia das ações de controle vetorial, priorização das localidades, seleção das intervenções, monitoramento e avaliação.
Ainda será explanado sobre o reconhecimento geográfico, os praguicidas utilizados no controle da malária e as técnicas de borrifação residual, abordando as funções do agente de combate às endemias, preparo da habitação para a borrifação, aplicação e pressão à bomba, borrifação de casas, borrifação de tetos inclinados, borrifação de paredes, ritmo de trabalho, cálculo de inseticidas, bicos pulverizadores e ainda sobre a conduta ética dos profissionais
O programa de combate à malária tem sido exitoso nos últimos anos. No primeiro trimestre de 2021 houve uma redução de 53,17% no número de casos quando comparado ao mesmo período de 2020.
“É muito importante este tipo de ação de treinamento nos municípios. Com esse tipo de estratégia nosso estado conseguiu reduzir em 53% os números dos casos de malária no primeiro trimestre e pretendemos reduzir ainda mais”, afirma Dorinaldo Malafaia, gestor da SVS no Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!