Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

SVS realiza ação de controle de zoonoses no município de Tartarugalzinho

Capturas para estudo e controle populacional de morcegos hematófagos foram realizadas após denúncias de ataques a seres humanos.

Por Redação
13/05/2021 15h40

Morcegos foram capturados de forma estratégica na mata.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou este mês no município de Tartarugalzinho uma ação de controle de zoonoses. O trabalho aconteceu na comunidade do Cedro, área rural do município, depois da comunicação de ataques de morcegos a seres humanos. Após investigação, nenhum caso de infecção chegou a ser notificado.

Também durante a ação ocorreu a capacitação do médico veterinário do município para a atividade de captura dos animais posteriormente.

As amostras colhidas dos morcegos capturados foram encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) para serem estudadas e ter comprovada ou não a carga viral da raiva.

“É muito importante este tipo de ação, principalmente após denúncias de ataque. Nós do Núcleo de Vigilância Ambiental viemos o mais rápido possível para termos a ciência do que estava ocorrendo na região", afirmou a médica veterinária Rackel Barroso, gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS.

Foram enviadas ao Lacen três amostras de um total de 12 capturas. O restante foi realizada a administração de pasta vampiricida e devolvidos ao meio ambiente para controle de população.

Morcegos hematófagos

Também chamados de morcegos-vampiros, são morcegos cuja fonte de alimento é sangue, um tipo de dieta chamado hematofagia. São classificados na subfamília Desmodontinae da família Phyllostomidae. Apenas três espécies de morcegos se alimentam de sangue: Desmodus rotundus, Diphylla ecaudata e Diaemus youngi

As espécies encontradas na região são da espécie Desmodus rotundus.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: