Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Olimpíada Brasileira de Robótica tem inscrições prorrogadas

O Governo do Estado é parceiro local da OBR, que ocorrerá de forma virtual. Evento é gratuito e aberto para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico.

Por Redação
19/05/2021 14h32

Podem participar estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico que complete no máximo 19 anos em 2021. Podem participar estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico que complete no máximo 19 anos em 2021.

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foram prorrogadas até o dia 24 de maio, para a modalidade teórica. Já para a modalidade prática, continua valendo a data anterior, que é até o dia 26 de junho.

A competição tem o objetivo de estimular jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem.

Em evento virtual realizado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec), a coordenadora nacional da Olimpíada, Cintia Aihara, destacou a importância do uso da robótica para discutir e trabalhar com as diversas áreas do conhecimento.

“A OBR trabalha com o público de 6 a 19 anos, aproximando os jovens da área científico-tecnológica, atuando com temas transversais. Entre os exemplos estão a biologia e a linguagem, por exemplo, que podem ser trabalhadas dentro da robótica, tornando interessante e atrativo para os jovens’, destacou a coordenadora da OBR.

O Governo do Estado, através da Setec, é parceiro do evento e vem incentivando e apoiando os estudantes com disponibilização de espaço com internet e com orientações sobre as etapas e modalidades.

Podem participar estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico que complete no máximo 19 anos em 2021. Não é necessário participar da modalidade teórica para poder participar da modalidade prática.

Um professor ou tutor é responsável pela inscrição dos estudantes, atribuição da modalidade e configuração das informações da equipe. O professor/tutor da equipe deve ser vinculado a uma escola ou ONG com fins educacionais.

A Olimpíada define os representantes brasileiros da RoboCup, evento mundial de robótica. Mais informações sobre a OBR podem ser acessadas em: www.obr.org.br.

Como funciona

  • Modalidade Prática: é dividida em 3 níveis e conta com as etapas regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para a final nacional. Nessa, através de um simulador virtual, o robô do participante deve ser ágil para superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas desse desastre, transportando-as para uma região segura onde os humanos já poderão assumir os cuidados.
  • Modalidade Teórica: é composta por uma prova escrita, será realizada por professores/tutores regionais. O teste é preparado por uma comissão de professores e pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental (Níveis 0-4) e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico (Nível 5).

Sobre a OBR

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!