Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

SVS implanta unidade sentinela de notificação de acidentes e doenças do trabalho

O projeto alcançará todos os municípios e o primeiro a implantar a unidade foi Santana, na terça feira, 18.

Por Redação
19/05/2021 15h04

A criação da unidade sentinela ocorreu no Centro Municipal de Saúde de Santana.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) implantou na terça-feira, 18,  uma unidade de notificação sentinela para os casos de doenças e lesões ligadas ao trabalho. A ação foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde de Santana, Ithiara Madureira. 

O público-alvo foram fisioterapeutas do Centro Municipal de Saúde da Cidade de Santana, onde os trabalhadores encontram atendimento e tratamento de diagnósticos como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

No ato, foi realizada uma capacitação sobre as notificações das doenças  relacionadas ao trabalho, além da assinatura do termo de criação da unidade sentinela.

Essa ação será estendida a todos os municípios, e vai fortalecer a atenção primária no âmbito da saúde do trabalhador, onde cada município vai poder mapear os seus casos, podendo assim estabelecer uma estratégia melhor para o combate.

"É importante que se tenha controle sobre essas doenças. Elas ainda são responsáveis por muitas baixas nas frentes de trabalho, o que acaba deixando marcas permanentes nas pessoas, em muitos casos com a prevenção e tratamento adequado elas podem ser evitadas", afirma Regiclaudo Souza e Silva gerente do Núcleo de Vigilância e Saúde do Trabalhador da SVS.

LER e DORT

Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), são o conjunto de doenças e afecções do sistema musculoesquelético causados por esforço e apresentam definições distintas através de sua intensidade.

Já foram consideradas epidêmicas no começo dos anos 2000, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a colocá-las entre umas das maiores responsáveis pelo afastamento de trabalhadores no mundo inteiro.

As mais comuns são lombalgias, mialgias e tendinites. O tratamento é feito por terapia e pode incluir remédios anti-inflamatórios, fisioterapia, avaliação ergonômica e em alguns casos cirurgia.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: