Covid-19: Amapá recebe 25.720 doses de vacinas Janssen, Coronavac e Pfizer
A novidade é o imunizante Janssen que tem dose única e será direcionado aos profissionais da educação.
O governador, Waldez Góes, acompanhou a chegada das vacinas no Aeroporto em Internacional de Macapá.
O Amapá recebeu nesta sexta-feira, 25, um lote com 25.720 doses de imunizantes contra a covid-19. Deste montante, 4.330 doses são da vacina Janssen - produzida pela empresa Johnson & Johnson - e aplicada em dose única. Elas serão direcionadas aos profissionais da educação.
Completam a remessa 13.200 doses de CoronaVac e 8.190 da Pfizer. O governador, Waldez Góes, acompanhou a chegada das vacinas no Aeroporto em Internacional de Macapá.
As doses seguem para armazenamento na Central de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A distribuição para os 16 municípios inicia no sábado, 26, e será feita pela SVS com apoio das forças de segurança.
Janssen
Com o imunizante da Janssen, e após a pactuação com todos os municípios na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), a estratégia do Governo do Amapá é imunizar os profissionais da educação, um passo estratégico para um futuro retorno às aulas presenciais de forma segura.
“Pela primeira vez recebemos vacinas da Janssen. Já pactuamos com a CIB para que elas sejam utilizadas exclusivamente na imunização dos trabalhadores da educação como professores, merendeiras, serventes e transportadores escolares. Desde o início, nós defendemos que a comunidade escolar esteja imunizada e protegida”, disse o governador.
O Governo do Amapá organiza um mutirão no início da próxima semana para ampliar a imunização dos profissionais da educação nos próximos dias. A ação será realizada pela equipe de vacinadores contratadas pelo governo do estado.
Distribuição das outras vacinas
As doses de CoronaVac são destinadas aos trabalhadores da saúde; do ensino básico; e industriais. Também são destinadas às pessoas acima de 18 anos sem comorbidades declaradas - este público é determinado pelas prefeituras por faixa-etária em ordem decrescente, de acordo com a demanda do município.
Pfizer
As vacinas da Pfizer serão distribuídas para trabalhadores da educação do ensino básico e do ensino superior, além de pessoas acima de 18 anos, seguindo os critérios estabelecidos pelos municípios.
Astrazeneca
Ainda serão distribuídas doses da vacina Astrazeneca, da última remessa , exclusivas para segunda dose de idosos acima de 60 anos.
Até o momento, já foram aplicadas 250.108 doses de vacina contra a covid-19 no Amapá, totalizando 21.41% da população que recebeu a primeira dose e 7.61% que recebeu as duas doses.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!