Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mães de Laranjal do Jari fazem doação de leite humano para bebês do Hospital Mãe Luzia, em Macapá

Bolsistas do Amapá Jovem coletaram 26 frascos de leite que serão destinados a bebês na UTI do HMML.

Por Redação
06/07/2021 16h19

Leite humano veio de Laranjal do Jari

Nesta terça-feira, 6, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml), em Macapá, recebeu 26 frascos com 6 litros de leite humano doados por 19 mulheres de Laranjal do Jari.

A doação é fruto de uma parceria entre BLH e Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). O leite vai passar pelo processo de pasteurização até chegar aos bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Para que as doações pudessem ser coletadas, o Governo do Amapá, disponibilizou que uma aeronave que foi até o município entregar doses da vacina contra a covid-19, retornasse para a capital trazendo o leite doado.


Força-tarefa

O secretário da Sejuv, Pedro Filé, explicou que, ao saber da necessidade de doações do Banco de Leite, a Sejuv consultou quem dentre as bolsistas eram mães que estavam amamentando, ou se conheciam alguém que pudesse doar.

“Em Laranjal do Jari, a nossa monitora Angelina, que é mãe e doadora do BLH, ajudou no engajamento da comunidade que, por sua vez, aderiu a campanha", disse o gestor.

O cadastro das doadoras do município foi feito pelos monitores e bolsistas do 'Amapá Jovem' que foram orientados pela equipe do BLH.

Uma parceria com a Prefeitura de Laranjal do Jari garantiu a realização dos testes rápidos que detectam Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), necessários para que as voluntárias possam ser consideradas aptas para a doação.

Com esses dados em mãos, foi montado um grupo em um aplicativo de conversas para orientar as mães sobre como realizar a captação e armazenamento adequado do leite doado.

A coordenadora do BLH, a psicóloga Darcineide Dias, ressaltou que a necessidade de aumentar o estoque é diária, já que todos os dias a maternidade recebe novos bebês que precisam ser internados.

"O BLH se sente abraçado por Laranjal do Jari e pelas mães que mesmo tão distantes estão ajudando bebês que elas nem conhecem", comemorou.

Na quinta-feira, 8, devem chegar a Macapá por via terrestre os frascos de vidro com tampa rosqueável que também foram coletados pelos participantes do programa. Eles são essenciais para que o BLH possa montar os kits de coleta que são enviados completamente esterilizado para as doadoras.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!