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Governo do Estado avalia fluência em leitura de estudantes do 2º ano do ensino fundamental

A avaliação será realizada para diagnosticar o nível de fluência da leitura dos estudantes das escolas públicas do Amapá. O processo avaliativo inicia no dia 17 e segue até o dia 27 de agosto.

Por João Marcos Chaves
16/08/2021 11h40

O processo vai aferir o nível de fluidez da leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Educação (Seed) realizará no período de 17 a 27 de agosto, em todas as escolas estaduais e municipais a Avaliação de Fluência em Leitura 2021, do Programa Criança Alfabetizada. A avaliação será aplicada aos estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental.

O processo avaliativo tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes quanto ao desenvolvimento da aprendizagem; domínio do código alfabético da língua portuguesa, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da leitura e compreensão de textos escritos.

Além de verificar a fluidez, a entonação, o ritmo e a precisão com que as crianças leem, bem como sua compreensão do que foi lido. Seus resultados permitirão identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra de modo que sejam desenvolvidas ações capazes de consolidar seu processo de alfabetização.

Em virtude da maior parte das escolas não ter retornado às atividades presenciais, há a necessidade de organizar estratégias de aplicação escalonada, a fim de evitar aglomeração. Os gestores estão sendo orientados a organizar um plano de trabalho para ser utilizado na aplicação da Avaliação de Fluência em Leitura.

Todos os estudantes deverão participar do teste, que será realizado de forma individual e servirá para identificar o nível de fluência em que se encontra sua leitura, para que a partir dos resultados sejam desenvolvidas ações que consolidem seu processo de alfabetização.

 

Sobre a aplicação

Haverá um aplicador responsável por conduzir a avaliação de fluência em leitura, que é composta por três itens avaliativos:

1° Grupo de palavras dicionarizadas (que existem no dicionário);

2° Grupo de pseudopalavras (palavras inventadas);

3° Texto narrativo

Esses itens serão disponibilizados ao estudante por um caderno de aplicação, que será utilizado seguindo às orientações do aplicador. Durante a avaliação o estudante realizará uma leitura que será captada pelo Aplicativo instalado no Smartfone do aplicador.

Após a leitura do 3° item, o estudante também deverá responder a três perguntas de compreensão sobre o texto. Os áudios com a leitura dos três itens e com as respostas às perguntas de compreensão deverão ser registrados pelo aplicador no aplicativo CAEd Fluência.

 

Parcerias

A Avaliação de Fluência em Leitura 2021 é realizada pela Secretaria de Educação (Seed) e faz parte do plano de desenvolvimento do programa Criança Alfabetizada.

A ação é desenvolvida e orientada seguindo os planos do regime de colaboração entre estado e município e conta com a parceria do Centro de Apoio à Educação a Distância(Caed); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Ap); Fundação Lemann; Associação Bem Comum e Instituto Natura.

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