Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá anuncia obras de adaptação da Escola Antônio Cordeiro Pontes para o ensino profissionalizante

Projeto faz parte do Novo Ensino Médio, onde o estudante pode optar por uma formação técnica.

Por Redação
26/08/2021 18h12

Escola estadual Antônio Cordeiro Pontes passará por uma reforma de adaptação para retomada ensino profissionalizante, que durante décadas foi a principal vocação da instituição.

O Governo do Estado do Amapá anunciou, na manhã desta quarta-feira, 26, obras de reforma e adaptação na escola estadual Antônio Cordeiro Pontes, que será adaptada ao ensino profissionalizante – que foi a principal vocação da instituição durante décadas, quando ainda era chamada de Ginásio Masculino, na época do ex-Território Federal.

A adaptação ao Novo Ensino Médio – profissionalizante – será feita pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Além da continuidade dos quatro itinerários formativos de base (linguagens e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática), o quinto itinerário, que é o profissionalizante, será trabalhado na escola nas áreas de eletroeletrônica; edificações; e manutenção automotiva.

Para isto, o novo espaço contará com a construção de laboratórios específicos das disciplinas técnicas ofertadas, auditório, quadra poliesportiva, museu itinerante, bem como uma mudança estrutural do prédio.

Pela manhã, o governador do Amapá, Waldez Góes, participou de uma inspeção técnica que antecede as obras, junto com a secretária de Educação, Goreth Sousa, e o secretário de Infraestrutura, Alcir Matos, além de respectivas equipes de engenharia.

“Esse novo modelo apresentado hoje na escola estadual Antônio Cordeiro Pontes, reafirma o nosso compromisso e dedicação com a educação no Amapá, principalmente para que o estudante possa sair mais capacitado do ensino médio e tenha a oportunidade de aplicar seus conhecimentos logo após concluir seus estudos”, afirmou Góes.

A secretária de educação ressaltou a importância dessa adaptação para o novo cenário educacional brasileiro e a adesão por parte da educação no Amapá.

“A nossa equipe tem feito um levantamento minucioso para essa adaptação das nossas escolas. Para 2022 todas as instituições de ensino médio terão carga horária ampliada e necessitam de mudanças, como a que escola Antônio Cordeiro Pontes está passando, para colhermos bons frutos no futuro”, comentou Goreth.

Novo Ensino médio

O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao final do ensino médio o aluno receberá além do certificado do ensino médio regular também o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou.

Na nova estrutura, até 1.800 horas da carga horária contemplam habilidades e competências relacionadas às 04 áreas do conhecimento. São eles: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; E, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservados para a Formação Técnica e Profissional.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!