Movimento busca ativa encoraja estudantes voltarem para a escola
Com a pandemia muitos jovens pararam de estudar. O Governo do Estado realiza ações para trazer de volta crianças e adolescentes para o ambiente escolar.
Estudantes da Escola Estadual Zolito de Jesus Nunes participam da Busca Ativa Escolar, na zona sul da capital.
Buscando incentivar a sociedade a alcançar estudantes distantes do ambiente escolar, o Governo do Estado promoveu o movimento busca ativa escolar em alusão a criação do Território Federal do Amapá, na segunda-feira, 13.
A ação, intitulada "Fora da escola, não pode!", foi coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), e contou com estudantes e gestores que se concentraram em dois polos, sendo um na zona norte e outro na zona sul de Macapá, realizando a busca ativa de estudantes com entrega de kits estudantis e palavras de incentivo para permanência no ambiente escolar.
Para o estudante do 3º ano da Escola Estadual Deusolina Salles Farias, Darlan Pereira Lima, a busca ativa foi fundamental para ele retomar os estudos.
“Estou muito orgulhoso de ter retornado à escola. Minha vida melhorou muito e essa ação foi fundamental para eu não desistir. Agora quero finalizar meu ensino médio e poder ter um bom futuro através dos estudos”, afirmou o estudante.
Segundo o diretor da Escola Estadual Deusolina Salles Farias, Elinaldo Farias, a participação das escolas no movimento é fundamental.
“Durante a pandemia alguns estudantes se afastaram da escola e com o movimento busca ativa, pudemos identificar e trazer estudantes, como o Darlan, de volta ao ambiente escolar. Precisamos motivá-los e mostrar que estamos interessados neles”, disse o gestor.
A secretária de Educação, Gorethe Sousa, acompanhou todo o percurso e afirmou a importância da estratégia do movimento busca ativa para a sociedade amapaense.
“Queremos envolver toda a sociedade na busca por crianças e adolescentes que estejam em risco, ou que já saíram da escola. A pandemia foi um grande agravante para essa evasão e a partir de hoje o busca ativa será um movimento permanente na educação amapaense”, completou Goreth.
A Seed disponibiliza um número de celular que será monitorado por técnicos onde qualquer pessoa pode informar que um estudante está afastado do ambiente escolar. Após o relato, o corpo técnico escolar irá visitar o ambiente familiar desse jovem e incentivar toda a família para o retorno à escola.
Quem tiver interesse em entrar contato pode mandar mensagem para o WhatsApp (96) 99121-9817.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!