Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo orienta mulheres sobre prevenção ao câncer de colo de útero e de mama em Macapá

Ação ofereceu informativos e atendimentos psicológicos às mulheres que circulavam pelo Aeroporto Internacional.

Por Redação
29/10/2021 17h10

Ação aconteceu nesta sexta-feira, 29.

Uma ação do Governo do Amapá conscientizou nesta sexta-feira, 29, pessoas que circulavam pelo Aeroporto Internacional de Macapá sobre a prevenção e o tratamento dos cânceres de mama e de colo de útero. Uma equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) distribuiu informativos e ofereceu atendimento psicológico para as mulheres, com objetivo de reforçar que, durante a pandemia de covid-19, é importante seguir com os cuidados para evitar outras doenças. 

 

"Estamos vencendo a pandemia, mas temos que tomar os cuidados necessários para evitar outras doenças que afligem o corpo feminino. A mulher precisa se amar e se cuidar!", frisou Helba Farias técnica da unidade de doenças não transmissíveis da SVS

 

A ação, alusiva ao Outubro Rosa, utilizou a equipe de agentes da SVS que já é responsável pelo trabalho de triagem dos passageiros com uma barreira sanitária desde o início da pandemia

 

Como mulher que já teve câncer, a passageira Paraguassú Vasconcelos , sabe que os trabalhos de orientações são fundamentais para esclarecer o público feminino.

 

"Eu não sabia que tinha a doença, só fui procurar os cuidados necessários depois de ser orientada, por isso sei que é importante essa preocupação em conscientizar as mulheres. Eu tive tempo de fazer o tratamento, muitas acabam não tendo", enfatizou.

 

Saúde da mulher no Amapá

Entre as mulheres de Macapá, dados da SVS informam que, em 2021, as estimativas apontam 90 casos de câncer de colo de útero, 70 casos de câncer de mama, além dos cânceres de estômago, brônquios, traquéia e pulmões, com 20 casos cada. 

Os índices de mortalidade prevalecem nas mulheres de 20 a 29 anos e de 50 a 59 anos, sendo que a maior parte das mortes está ligada ao câncer de colo de útero. A chance de cura é de quase 100% quando a doença é tratada de forma precoce. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: