Amapá começa a aplicar provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica
A cada dois anos a prova é realizada nos estados brasileiros, neste ano, o período de aplicação encerra no dia 10 de dezembro.
A rede estadual de ensino do Amapá será testada nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. É a edição 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os dados obtidos serão utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Serão avaliados estudantes do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, 3ª série do ensino médio no ensino tradicional e 4ª série do ensino médio integrado. Além das escolas da rede estadual, participam 138 escolas municipais e 46 escolas particulares.
As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, durante horário regular de aula.
Assim como a aplicação em 2019, esta edição terá a participação amostral de turmas de escolas de educação infantil, por meio de questionários.
Neste ano também serão aplicados os Questionários Eletrônicos para Diretores, Secretários Municipais de Educação e Professores ou Auxiliares de Sala da Educação Infantil.
De acordo com a secretária de educação do estado, Goreth Sousa, a participação de toda comunidade escolar no Saeb 2021 é importante para que as próximas ações do governo voltadas para educação estejam mescladas com a realidade.
“O diagnóstico a partir do Saeb é importante para que possamos pensar e planejar nossos próximos passos dentro da educação. Então você, diretor escolar e você, estudante da 2ª, 5ª e 9ª série do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, não deixem de participar desse processo”, explicou a secretária.
Por conta da pandemia, medidas sanitárias serão aplicadas adotadas, entre as quais estão: distanciamento social, o uso de máscara, a suspensão das aulas presenciais nos dias de aplicação das provas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!