Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá concorre à premiação nacional por trabalho de controle da covid-19 em navios estrangeiros

O Cievs/SVS representa o Amapá no VI Encontro Nacional da Rede Cievs e concorre como um dos melhores trabalhos na contenção da covid-19 no País.

Por Redação
08/11/2021 13h44

O VI Encontro Nacional da Rede Cievs ocorrem em Brasília-DF.

O trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para conter casos de covid-19 em navios estrangeiros que ficaram fundeados no Rio Amazonas em frente a Macapá está concorrendo a uma premiação nacional, juntamente com outras quatro iniciativas de outros estados.

As ações para controlar navios estrangeiros foram comandadas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), setor ligado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

O trabalho, que se encaixa na categoria inovação do VI Encontro Nacional da Rede Cievs, que acontece em Brasília-DF, de 8 a 12 de novembro, consiste na detecção e monitoramento de surto da covid-19 em tripulantes de cargueiros em portos do Estado do Amapá.

O método utilizado para a investigação dos casos foi baseado em coleta das amostras, consultas médicas, investigação laboratorial e epidemiológicas. Esse conjunto de ações é considerado inovador, pois foi possível organizar os fluxos de entrada e saída de navios com casos suspeitos e confirmados da covid-19, e promover a integração entre órgãos, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Polícia Federal (PF).

Os casos dos navios apresentados foram o de Bandeira da Libéria e o segundo de Bandeira do Panamá, ambos procedentes da África. Destes, foram detectados 42 tripulantes, sendo 27 positivos, com 8 casos da variante Delta e 1 óbito. Foi feito rastreio das pessoas que tiveram contatos com esses tripulantes sendo elencado 208 casos, 144 primários e 64 secundários. Nesse rastreio se identificou que nenhum caso da covid foi passado para os contactantes.

Na fase de investigação laboratorial também foi feito o sequenciamento genético das amostras, que tornou possível detectar os primeiros casos da variante Delta importados no Amapá. Entretanto, a contenção desenvolvida pela SVS possibilitou que nenhum caso da variante fosse espalhado para a população amapaense.

A coordenadora do Cievs no Amapá, Solange Sacramento, exalta a importância do Estado estar concorrendo a uma premiação tão importante.

“Nosso trabalho foi desafiador e muito bem avaliado, por se tratar de uma experiência exitosa durante a pandemia da covid-19, e essa é a primeira vez que o Amapá tem essa representação neste encontro”, afirmou a coordenadora.

O resultado da premiação será divulgado na próxima sexta-feira, 12. O ganhador irá até Washigton, nos Estados Unidos, para trocar experiências sobre o combate a pandemia com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) na sua sede principal.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!