Novembro Azul: ação do Hospital de Santana estimula a busca por exames de próstata
Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer. Campanha é voltada aos homens com mais de 40 anos.
Programação que acontece ao longo do mês chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem.
Como parte da campanha “Novembro Azul”, o Hospital Estadual de Santana (HES) promove uma ação de conscientização sobre os riscos do diagnóstico tardio do câncer de próstata, que atinge, em maioria, homens acima de 40 anos. A unidade oferta, durante o ano todo, consultas com urologistas voltadas para esse público-alvo.
No mês que celebra os cuidados com a saúde do homem, o alerta é reforçado para garantir ao paciente um diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura. A campanha chama a atenção para a busca por exames preventivos, que devem ser realizados anualmente.
Para o médico urologista, Marcos Zionede, é fundamental romper as barreiras que impedem a construção de uma cultura preventiva ao câncer de próstata.
"O preconceito ainda é, sem dúvidas, o maior empecilho para o combate efetivo ao câncer de próstata. Não realizar os exames diminui significativamente as chances de diagnóstico precoce, o que afeta de forma negativa todo o processo de cura", explicou Zionede.
Além do alerta de prevenção ao câncer de próstata, a ação de saúde também oferta exames laboratoriais básicos, medição de pressão, glicemia e os testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como para HIV/Aids, hepatite B e sífilis.
O carpinteiro Ozano Ferreira, de 71, buscou atendimento no HES e destacou que é necessário deixar de lado o preconceito para criar um hábito de cuidado frequente com a saúde.
"São consultas e exames simples e importantes. É necessário repensar os preconceitos e medos, porque a saúde deve ser nossa prioridade", disse Ferreira.
Com a alta adesão à campanha neste ano, uma agenda suplementar de consultas foi aberta para a sexta-feira, 19, com 35 vagas para consultas com especialistas.
Os interessados podem procurar o Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (Same) do HES, a partir da quarta-feira, 17, entre o horário de 14h e 18h. É exigido documentação de identidade com foto e o cartão do SUS.
O Hospital Estadual de Santana fica localizado na Rua Pedro Salvador Diniz, número 187, no bairro Remédios.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!