Governo do Amapá leva 680 atendimentos de reabilitação para moradores do Bailique
Pacientes receberam cadeiras de rodas e órteses. Também houve consultas com especialistas como fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
A idosa Maria Barbosa recebeu cadeira de rodas nova.
A dona de casa Maria Barbosa, de 79 anos, está entre os pacientes alcançados pela mais recente ação de saúde coordenada pelo Governo do Estado no Arquipélago do Bailique, pertencente ao município de Macapá. Em dois dias de ação, foram 680 atendimentos como entrega de 2 cadeiras de rodas, 17 órteses e consultas com especialistas como fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
Dignidade Menstrual: Governo entrega 300 kits de absorventes íntimos no Arquipélago do Bailique
Maria Barbosa perdeu os movimentos das pernas devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sua antiga cadeira de rodas estava quebrada. Com a nova cadeira, ela tem mais conforto maior capacidade para se locomover pela Vila Progresso.
“Estou muito feliz por essa ação chegar até nós e me sinto muito confortável”, disse a idosa.
A ação foi coordenada pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) para levar apoio à região que sofre com impactos dos fenômenos naturais de salinização da água do rio Amazonas e das Terras Caídas.
Outra pessoa beneficiada foi o pescador Salvador Santos, de 69, que reside na comunidade Loteamento Açaí. Também vítima de AVC, o idoso perdeu os movimentos das pernas em fevereiro deste ano. Emocionado, ele revelou que estava sem poder sair de casa pois, não tinha como se locomover.
“Essa é minha primeira cadeira de rodas, eu estou muito feliz porque agora poderei sair de casa com segurança”, declarou o idoso
Orientação profissional
As entregas foram acompanhadas pela equipe multiprofissional de enfermeiros, fisioterapeutas que ensinam aos pacientes e seus tutores a maneira correta de utilizar o equipamento. A Coordenadoria Estadual de Saúde Mental também faz o acolhimento desses pacientes.
“É uma equipe totalmente comprometida que trabalha incansavelmente para chegar às pessoas que tanto necessitam e moram em comunidades de difícil acesso. Outros pacientes que moram em zonas rurais e ribeirinhas são atendidas pelo projeto Creap itinerante”, afirmou a fisioterapeuta do Creap ,Barbara Aguiar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!