Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Criança Alfabetizada: governo entrega 75 mil kits pedagógicos aos 16 municípios

Os kits são compostos por livros didáticos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental feito por professores amapaenses.

Por Caroline Mesquita
18/02/2022 16h13

O investimento feito pelo governo nos livros didáticos somam mais de R$4 milhões.

O governador Waldez Góes entregou na manhã desta sexta-feira, 18, no Palácio do Setentrião, o material educacional do Programa Criança Alfabetizada para os 16 municípios do Estado. São 75 mil kits pedagógicos que serão distribuídos para estudantes e professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual.


O evento reuniu professores, gestores escolares, secretários municipais de Educação e prefeitos para receber o material e repactuar a colaboração pela alfabetização na idade certa no Amapá. O investimento feito pelo governo nos livros didáticos somam mais de R$4 milhões.


Waldez frisou que é importante o engajamento de todos com as ações do Programa Criança Alfabetizada, pois impulsionam o desenvolvimento humano no Amapá.


“Temos livros didáticos feitos por professores amapaenses, bolsas, formações, premiações e cota parte do ICMS. É importante ser mobilizador e engajador do programa. Participar da alfabetização das nossas crianças”, afirmou o governador.

Livros didáticos amapaenses

Agora, as crianças amapaenses são alfabetizadas de acordo com a sua vivência, identidade cultural e regionalidade, pois os conteúdos dos livros didáticos são produzidos por professores-autores das redes municipal e estadual de ensino, selecionados e capacitados pela Associação Nova Escola, com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed).


A estudante Maria Flor Idalino de Souza, do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Duarte de Azevedo, participou do evento e leu o conto Mapinguari, personagem das lendas dos indígenas da Região Amazônica, presente no Livro de Língua Portuguesa 3º ano do Programa Criança Alfabetizada.


Avaliação da aprendizagem

O Programa Criança Alfabetizada dispõe do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (SisPAEAP) para verificar a qualidade da educação ofertada pelo estado e municípios.


Os estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental fazem uma avaliação para aferir os conhecimentos relacionados aos procedimentos de leitura em Língua Portuguesa e as habilidades de Matemática.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, explica que os dados obtidos pelo SisPAEAP é fundamental para apontar os caminhos pedagógicos que a escola deve seguir.


“Na nossa última avaliação, de cada 100 estudantes matriculados no 2º ano, apenas quatro tinham a fluência em leitura desejada. Isso significa que é necessário adotar novas práticas pedagógicas. Precisamos ter compromisso com a aprendizagem do estudante e com seu sucesso escolar”, pontuou a gestora.


Regime de colaboração

O Programa Criança Alfabetizada funciona por meio de termo de cooperação técnica e financeira entre o Governo do Amapá e os 16 municípios, para transformar a realidade educacional com o compromisso de alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa, em regime de colaboração.


O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá, prefeito Carlos Sampaio, destacou que a educação é a única arma que transforma vidas e a sociedade.


“Nós já trilhamos muitas coisas e agora estamos colhendo os frutos desse trabalho, como os livros didáticos. Só seremos bons se formos juntos. Vamos continuar unidos pela educação”, finalizou Sampaio.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!